24 junho 2010

Dica de Viagem [1] - Londres

Nova seção aqui, Dica de Viagem, cidades, países, lugares, se você estiver afim de viajar mas não sabe para onde, confira o dica de viagem que pode dar uma clareada em sua idéia. Hoje é Londres, que particularmente é meu sonho antigo, quer saber um pouco mais sobre esta cidade histórica? clique no continue lendo.


O Básico
'London' é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ouThe City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembléia.

Vida Noturna
A vida noturna de Londres é intensa e agitada. Tão tradicional quanto o delicioso chá inglês, são os pubs londrinos com suas pints, grandes jarras de cerveja. Os pubs fecham suas portas cedo, às 23h, quando é hora de partir para as discotecas ou, quem sabe, para as raves, as megafestas que só terminam no dia seguinte. O bairro SoHo é o lugar certo para os bares e clubes. Seja num pub ou numa rave, a noite londrina é sempre uma aventura.Ninguém deixa de pensar em Beatles quando se fala da Inglaterra, e toda a vanguarda que marcou gerações. Além dos revolucionários do rock, o que falar de Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zepellin e David Bowie? Todos ingleses. Esse é apenas o início da movimentada agenda cultural que fervilha em Londres, já há muitos anos.

Economia
A economia desenvolveu-se inicialmente em torno da sua actividade portuária, que actualmente só detém 10% do tráfego comercial do Reino Unido. A sua economia baseia-se nas actividades financeiras - a Bolsa de Londres é um dos maiores mercados de valores do Mundo; no sector turístico; no dos serviços, em que se destacam os seguros; e no sector docente, pois 6% dos postos de trabalho estão concentrados em universidades muito prestigiadas, instituições académicas e de cultura. O número de empregados na indústria tem diminuído, absorvendo apenas 10% do emprego. Esta reduzida percentagem corresponde a indústria de ponta, farmacêutica, produtos electrónicos, têxtil e da cerveja.

Turismo
Além da vida noturna, já citada, ser agitada, Londres como um todo é um verdadeiro livro de história a céu aberto, berço da industrialização, Londres guarda em cada canto cinza seu um pouco da história.
A cidade é cheia de histórias, como as paredes do Victoria and Albert Museum, que conservam as marcas dos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra, ou as ruínas da Capela de Winchester ao lado do antigo The Globe.
Há museus para todos os assuntos: Museu da Guerra, Museu do Transporte, e até Museu das Prisões. Não deixe de ir ao Natural History e ao Science Museum, e, é claro, ao Museu Britânico! Mas, principalmente, ande bastante pelas ruas e mercados: é aí que você vai descobrir o discreto charme dessa cidade milenar, meca do rock e capital da inovação. "Mind the gap"(*) e embarque na aventura.

Transporte
Essencial em uma viagem, é você planejar bem ela, e nesse planejamento você tem que incluir a sua locomoção pela cidade, e Londres segue o padrão que vemos em cidades e países europeus, com trânsito, mas, funcional, com o intenso uso do transporte coletivo uma coisa que temos que trabalhar mais aqui no Brasil.

- Metrô e ônibus
O melhor meio de locomoção é o metrô, o "tube". Há estações perto de todas as melhores atrações turísticas, e as linhas de ônibus se articulam com as do metrô.
Se for necessário usar mais de uma linha, o ideal é comprar um "travelcard", bilhete válido para o metrô e para o ônibus também. O preço varia conforme sua validade _um dia ou uma semana_ e de acordo com as áreas abrangidas, de um a quatro, em relação ao centro de Londres (área um). O bilhete de um dia cobrindo as áreas de 1 a 4 custa quatro libras e dez centavos, mas, se você estiver hospedado no centro, o das áreas 1 e 2 seria suficiente para rodar bastante, pegando o metrô e ônibus quantas vezes quiser.

- Guia turístico
Há também um serviço de ônibus com guia turístico, o London Transport Sightseeing Tour. Passeios de barco pelo Tâmisa são outra opção para conhecer os principais pontos turísticos situados às margens do rio.

- Táxis
Os táxis ("black cabs"), embora caros, são um meio de locomoção seguro. Alugar um carro pode também ser uma boa idéia.
De um modo geral a cidade é muito bem sinalizada, com indicações para todos os principais pontos turísticos. Mesmo assim, é bastante útil um bom guia, com mapas claros e indicações para se localizar com facilidade.

Onde Ficar
Albergues em Londres - a boa notícia: é uma das capitais que mais dispõem deste sistema de hospedagem; a ruim: são os mais caros da Europa. Ainda assim, encontram-se algumas barbadas. Subindo de categoria, e também no preço, encontram-se os Bed & Breakfast - mas nem sempre superior a um albergue, atenção a isto - e os hotéis, também de variado conforto. Algumas áreas e ruas são estratégicas, onde você encontra uma oferta ampla de acomodação. Alternativa a tudo isso é alugar um quarto, sozinho ou dividindo com mais gente - todos utilizando áreas comuns da casa. Se estiver a fim de aprender ou aprimorar o idioma, vale tentar viver com estrangeiros; se o seu negócio é pegar os macetes de Londres, conhecer brasileiro é uma boa.

Conclusão
Um lugar cheio de vida e de história, cidade de várias culturas, etnias, Londres é um lugar fantástico de se conhecer e viver, caro, poluído, frio, se isso não te incomoda, boa viagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, respeite opiniões, saiba discutir, não serão tolerados comentários ofensivos e nem falta de educação, respeite e será respeitado, obrigado.

Página Anterior Próxima Página Home